Hibisco

14563334_1476665729013769_1777296345184765107_nDicas Nutricionais de hoje, tudo sobre Hibisco, fornecida por nossa nutricionista, Dra. Ana Carolina Magalhães do Nascimento, CRN nº 39552.

HIBISCO

O que é Hibisco?
O hibisco é uma planta pertencente à família das Malváceas, que compreende cerca de 200 espécies e seu nome botânico é Hibiscus Sabdariffa L.Sua origem é a África Tropical, porém seu cultivo se estendeu para os continentes Asiático, Europeu, Americano e também para o Brasil. No Brasil é conhecido popularmente como hibisco, hibiscus, azeda-de-guiné, flor da Jamaica, azedinha, rosela, entre muitas outras denominações.

Qual espécie utilizamos para consumo?
A espécie que utilizamos para o consumo é uma espécie diferente da ornamental (comum nos jardins). Por isso temos que ficar atentos na hora da compra.

Quais os benefícios do consumo dessa planta?
Sua flor estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Com isso o organismo deixa de acumular as toxinas que dificultam o processo de emagrecimento e regularizam o peso. No estômago, facilita a digestão; no intestino, impede parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importante para os ossos e um facilitador na perda de peso.Desta forma, auxilia na perca de peso devido à alta concentração de antocianina que tem ação antioxidante, eliminando os radicais livres, além de possuir ação ante inflamatória que combate a inflamação das células, permitindo que voltem a exercer suas funções normalmente.

Como podemos consumir o hibisco?
A forma mais comum de ser consumido é em chá. Para prepará-lo, leve ao fogo 1 litro de água e assim que apresentar ponto de fervura, acrescente 2 colheres de sopa cheias do hibisco seco. Desligue o fogo e deixe tampado de 5 a 10 minutos, em seguida coe e consuma no café da manhã ou ao longo do dia. Importante: não reaqueça para não diminuir os efeitos terapêuticos.

OBSERVAÇÃO
O chá de hibisco tem que ser acompanhado de uma dieta balanceada e de atividade física regular para ter seu efeito potencializado, pois ele auxilia na perca de peso, devido aos benefícios citados acima e não somente pelo seu consumo se emagrece. Sendo assim, de nada adianta limpar o organismo e consumir alimentos super industrializados, cheios de toxinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.