Tipos de Sal

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O Simples & Natural de hoje é um complemento do ultimo vídeo, sobre Tempero Caseiro:www.youtube.com/watch?v=4y18XWQyMPA&t=48s
A dica é sobre todos os tipos de sal e suas finalidades, para que você descubra o sal ideal para você e sua família! Por Dra. Ana Carolina Magalhães.SAL E SEUS TIPOS
O cloreto de sódio é um nutriente essencial ao nosso organismo, é um eletrólito que atua conduzindo eletricidade e mantém nossas células, músculos e sistema nervoso funcionando.
Em nossa alimentação, o sal (cloreto de sódio) é bem presente, pois ajuda a realçar o sabor e a conservar os alimentos. O seu consumo deve ser com moderação, de no máximo 5g/dia (esta quantidade de sal possui 2,4 g de sódio, que é o consumo máximo por dia, para pessoas saudáveis).
Existem várias opções no mercado, mas os mais utilizados são:
Sal Refinado: é o sal mais comum e rico em sódio. Ao passar pelo processo de refinamento, perde parte de seus minerais, inclusive o iodo, que é adicionada sua composição para ajudar a combater algumas doenças, como o bócio, que provém da falta de iodo.
Sal Marinho ou Grosso: é obtido pela evaporação da água do mar, seus cristais são maiores e é considerado mais saudável por não passar por nenhum processo de refinação, mantendo os minerais em sua composição.
Sal Light: possui a metade do sódio do sal refinado comum, sua composição é de 50% de cloreto de sódio e a outra metade de cloreto de potássio, devendo ser evitado por pessoas com doenças renais, com restrição em potássio, é mas indicado para pessoas com hipertensão.
Sal do Himalaia ou Sal Rosa: vem da Ásia (é encontrado nos pés das montanhas do Himalaia), seu tom rosado é devido a sua composição de óxido de ferro, possui uma concentração maior de minerais em relação aos citados acima e também não passa por nenhum processo de refinamento.
Conclusão: todos os tipos de sal possuem minerais que atuam no corpo humano, cada um com sua particularidade. Quanto mais refinado, menor a quantidade dos minerais (caso do sal refinado comum e do light), mas todos eles possuem o sódio, que é o mineral que mais prevalece (exceto no light) e, independentemente da escolha feita, deve sempre ser consumido com moderação, já que o sódio em excesso prejudica a saúde. Para conseguir mais sabor sem exagerar no consumo do sal, é aconselhado utilizar temperos naturais para realçar o sabor dos alimentos, como orégano, salsa, tomilho, alecrim e alho, que além de agregar sabor, incluem mais nutrientes e benefícios a saúde.
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