ACNE

Acne | Endocard News - Endocard Medicina Diagnóstica

No ENDOCARD NEWS de hoje, a DRA. PRISCILA BEZERRA, médica dermatologista da Endocard Medicina Diagnóstica fala sobre a ACNE, uma patologia que afeta mais de 80% dos adolescentes em todo mundo.

DOUTORA, O QUE É A ACNE E QUAIS SÃO AS SUAS CAUSAS?

Acne é uma doença de pele, inflamatória crônica. É resultante de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. As áreas mais atingidas são o rosto, o tórax, os ombros, odorso e os braços.

O aparecimento da acne depende da predisposição genética de cada pessoa, cuja manifestação depende da presença dos hormônios sexuais,do aumento na produção do sebo, causando deformidades nas glândulas sebáceas da pele, e da presença de bactérias que vivem normalmente sobre a pele.

Na mulher adulta, podem haver distúrbios hormonais responsáveis pela acne,como tumores e ovários policísticos.

DOUTORA, COMO A ACNE SE DESENVOLVE E SE MANIFESTA?

A acne tem início com o estímulo da glândula sebácea na produção da oleosidade e, consequente obstrução do folículo. Há também excesso de produção de queratina e crescimento anormal de bactérias.Os sintomas da acne variam de acordo com cada pessoa e, na maioria das vezes, são de pequena a média intensidade.

As manifestações são variadas e incluem: comedões (cravos), pápulas epústulas, nódulos e cistos e podem deixar cicatrizes.

DOUTORA, E SOBRE O TRATAMENTO?

O tratamento da acne varia de acordo com a gravidade do caso e o tipo de pele.
O médico poderá prescrever:
– cremes ou loções de uso tópico, queauxiliam na desobstrução dos poros e reduzem a proliferação de bactérias;
– antibióticos de uso tópico e/ou orais, que diminuem a quantidade de bactérias contidas no interior dos folículos e podem auxiliar na redução do eritema;
-anticoncepcionais orais para tratamento hormonal, para as mulheres, desde que não existam contraindicações;
-isotretinoína: medicação oral indicada para casos graves, que não respondem a outros tratamentos, pois pode causar efeitos colaterais. A prevenção da gravidez é indispensável durante o tratamento, dentre outras.

DOUTORA, POR QUE É IMPORTANTE TRATAR A ACNE?

O controle dessa doença é recomendável não só por razões estéticas (melhora da aparência em geral), como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.

DOUTORA, QUAIS DICAS VOCÊ PODE NOS PASSAR PARA CUIDADOS DIÁRIOS DA PELE, PRINCIPALMENTE PARA A PELE ACNÉICA?

Higienização: lavar a face 2 ou 3x ao dia, com sabonete específico para a sua pele;
Hidratação: hidratante específico, que realize o controle da oleosidade;
Proteção Solar: o ideal é o uso de fotoprotetores “oil control”, que possuem formulações mais leves e podem trazer benefícios adicionais para o controle da oleosidade. Para alcançar uma proteção efetiva contra os raios solares é recomendável que ele seja reaplicado a cada três horas.
Alimentação: beber muita água e evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares são atitudes imprescindíveis para a saúde de modo geral, o que se reflete também na pele. Alimentos que contenham os minerais: cálcio, fósforo e magnésio e as vitaminas A e B2 (que controlam a oleosidade), C (antioxidante e anti-inflamatória) e B6 (que regula o metabolismo hormonal) favorecem a saúde e a qualidade da pele.
Muito obrigada Dra. Priscila, pelos esclarecimentos de grande importância e serventia, e também pela participação no Endocard News!!!

Dra. Priscila Bezerra faz parte do corpo clínico Endocard. Agende já sua consulta!

Porque saúde é assunto nosso!
Dra. Priscila Bezerra
CRM nº 135652

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.