HIPERTENSÃO ARTERIAL

 

O que é Hipertensão Arterial, quais os sintomas e como prevenir.

Na entrevista de hoje, para o ENDOCARD NEWS, o Dr. Rodrigo Coura, especialista em cardiologia na Endocard Medicina Diagnóstica, fala sobre HIPERTENSÃO ARTERIAL.

1- Doutor, o que é hipertensão arterial e quem ela acomete?

A hipertensão arterial, conhecida também como “pressão alta” é uma condição que se caracteriza por aumento constante dos níveis pressóricos, com taxas de 140×90 mmHg ou superiores. Os níveis pressóricos ideais para uma pessoa comum são de até 120×80 mmHg. Uma pessoa que mantém níveis pressóricos constantemente entre 120×80 e 140×90 pode ser caracterizada como pré-hipertensa. A Hipertensão arterial é uma condição muito frequente na população, atingindo aproximadamente um terço dos adultos, sendo ainda mais frequente em idosos, acometendo 60% dos mesmos.

2- Quais são os sintomas e complicações da hipertensão arterial?

Frequentemente a hipertensão arterial não causa grandes sintomas, o que agrava o quadro, pois muitas pessoas não sabem que possuem esta doença e não procuram tratamento. A mesma aumenta o risco de desenvolver várias doenças importantes, tais como: o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca, Doença Renal Crônica, entre outras mais, que são bastante graves e muitas vezes fatais.

3- Doutor, quais os fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da hipertensão arterial?

Dentre os fatores que aumentam a chance de desenvolver a hipertensão arterial, destacamos a idade, o excesso de peso e a obesidade, o excesso de ingestão de sal, a ingestão abusiva de álcool, o sedentarismo e a genética (tendência familiar).

4- Doutor, qual o tratamento para a hipertensão arterial?

O tratamento para a hipertensão arterial varia desde mudança de hábitos de vida, buscando hábitos mais saudáveis, até o tratamento medicamentoso. A diminuição de ingestão de sal, a redução do excesso de peso e o abandono do sedentarismo são hábitos saudáveis que auxiliam no controle pressórico. Para muitos pacientes, além da mudança desses hábitos, também é necessário o tratamento medicamentoso.

Muito obrigado Dr. RODRIGO, pelos esclarecimentos de grande importância e serventia, e também pela participação no Endocard News!!!

Dr. RODRIGO COURA, faz parte do corpo clínico Endocard Medicina Diagnóstica.
Especialista em Cardiologia | CRM nº 119567

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.