Hemodiálise

No Endocard News de hoje, a Dra Nathalia Rampini de Queiroz, especialista em nefrologia na Endocard Medicina Diagnóstica, fala sobre hemodiálise.

Afinal, o que é a hemodiálise?
Ela é um tipo de tratamento que pode ser realizado quando os dois rins do paciente param de funcionar. O objetivo é melhorar tanto a expectativa quanto a qualidade de vida do paciente com insuficiência renal.
Na hemodiálise a máquina faz a função dos rins (filtra o sangue e retira o excesso de líquido), uma vez que o próprio órgão não tem mais como realizar sua função vital. Com isso temos melhora do controle da pressão arterial e equilíbrio dos eletrólitos no sangue. A indicação da diálise é feita pelo nefrologista, que levará em consideração o quadro clínico e os exames laboratoriais apresentados pelo paciente.

Hemodiálise é para sempre?🤔
Na verdade, depende. As terapias de diálise não curam a insuficiência renal e sim substituem a função dos rins. Em alguns casos (os agudos) há chance de os rins voltarem a funcionar, em outros casos não. Seu nefrologista saberá informar qual o seu caso. Para grande parte dos pacientes há também a possibilidade de realizar o transplante renal, outra possibilidade de sair da hemodiálise.

Posso trabalhar ou viajar fazendo hemodiálise?
Sim! O paciente portador de insuficiência renal crônica é considerado deficiente físico e tem direto à trabalho em condições adaptadas.
Viagens também são possíveis (até para o exterior), mas é necessário que antes seja realizado o pedido de vaga temporária para uma unidade de diálise no local que será visitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.