Farelo de Aveia

14264009_1448529738494035_8397926422571076370_nDicas Nutricionais de hoje, descubra os verdadeiros benefícios do FARELO DE AVEIA, fornecida por nossa nutricionista, Dra. Ana Carolina Magalhães do Nascimento, CRN nº 39552.

O QUE É AVEIA E QUAL SUA COMPOSIÇÃO?
A aveia é um cereal nutritivo e em sua composição estão presentes proteínas, cálcio, ferro, carboidratos, fibras e vitaminas, em especial referentes aos grupos B, K e E, minerais como ferro,potássio e fósforo, além de possuir gorduras monoinsaturadas, que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL).
O farelo de aveia é proveniente da parte externa do grão (aveia),onde possui maior concentração de fibras betaglucanas, que são fibras solúveis, que ao entrar em contato com a água em nosso sistema digestivo, se transforma em gel.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DO FARELO DE AVEIA?
A saciedade é um dos principais benefícios de seu consumo, já que o farelo é rico em fibras betaglucanas. Como absorve a água e forma um gel no estômago e intestino, forrando a parede desses órgãos, deixa a absorção dos nutrientes mais lenta e o bolo alimentar mais tempo parado, e assim sendo, nosso organismo entende que pode liberar o hormônio da saciedade, evitando que comamos muito mais.

OUTROS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DO FARELO DE AVEIA:
– Regula o intestino, pois ao se tornar um gel, acaba fermentando e ajudando no trânsito intestinal, pois aumentam os movimentos peristálticos (com a fermentação aumentam as bactérias boas da nossa flora intestinal, melhorando o nosso sistema imunológico);
– Controla a glicemia, pois retarda a absorção da glicose, já que é absorvida em pequena quantidade, e desta forma, o pâncreas não precisa produzir muita insulina, evitando que se torne resistente a esse hormônio. E como a insulina é responsável por fazer com que a gordura seja armazenada no tecido adiposo, esse processo acaba evitando o acúmulo de massa gorda;
– É aliado do coração, pois o colesterol total e colesterol ruim (LDL) tem a absorção reduzida por esse gel, podendo diminuir os níveis séricos, se consumido na dose correta e diária;
– Traz bem estar, pois é rico em triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor;
– Atua no metabolismo do oxigênio e da glicose (principais fontes de combustível celular): essa ação acaba sendo maior em nossos neurônios.

QUAL O CONSUMO DIÁRIO RECOMENDADO DO FARELO DE AVEIA?
Para que haja uma boa ação, é necessário o consumo de 02 colheres de sopa ou 30g desse alimento, diariamente. Pode ser consumido em forma de mingau ou acrescentado em vitaminas, iogurtes, frutas picadas, sopas e caldos.

CONCLUSÃO:
Ao utilizar o farelo de aveia, de forma adequada em nossa alimentação, podemos desfrutar de todos os benefícios e numerados acima, que são de suma importância para nossa saúde!!!

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