Diabetes Mellitus Tipo 2

Diabetes Mellitus Tipo 2 | Endocard News

No Endocard News de hoje, o entrevistado é o Dr. Edson Tanaka, clínico geral da Endocard Medicina Diagnóstica, discorrendo sobre diabetes mellitus tipo 2.

O Diabetes Mellitus Tipo 2 é uma das principais patologias crônicas não transmissíveis em nosso meio e corresponde a uma grande demanda do consultório médico – endocrinológico. Essa patologia vem crescendo de maneira assustadora, a cada dez segundos três pessoas são diagnosticadas com Diabetes Tipo 2 no mundo. Contudo, muitas pessoas ainda subestimam ou negligenciam a doença e essa, quando não tratada, leva a complicações gravíssimas.

DOUTOR, O QUE É DIABETES MELLITUS TIPO 2?

O Diabetes Mellitus Tipo 2 é caracterizado pela dificuldade da entrada de glicose nas células para a produção de energia, com isso, nosso organismo reage com mecanismos para compensar esse defeito, levando a sobrecarga e disfunções no pâncreas, intestino, fígado, rins e sistema nervoso central.

DOUTOR, POR QUE O DIABETES MELLITUS TIPO 2 VEM CRESCENDO TANTO?

O Diabetes tipo 2 vem aumentando de maneira alarmante em decorrência dos maus hábitos da vida moderna. A má alimentação, com consumo excessivo de alimentos industrializados, o sedentarismo, a obesidade, o estresse e o fator genético, ou seja, a hereditariedade são fatores que levam ao desenvolvimento deste agravo.

DOUTOR, COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico é dado através de uma história clínica detalhada, associada a exame físico e exames laboratoriais.

DOUTOR, QUAIS AS COMPLICAÇÕES MAIS COMUNS DO DIABETES MELLITUS TIPO 2?

As complicações do Diabetes tipo 2 podem surgir desde os estágios iniciais da doença até os estágios mais críticos.
As complicações mais comuns são: alteração na sensibilidade das pernas e pés, que vão desde dor, formigamento, até perda total da sensibilidade; diminuição e até perda da acuidade visual; perda da função dos rins; infecções de pele; impotência sexual; acidente vascular cerebral; infarto agudo do miocárdio e aumento do risco de alguns tipos de câncer.

DOUTOR, COMO É FEITA A PREVENÇÃO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2?

A prevenção é feita através de hábitos de vida saudável, como uma alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, boa qualidade do sono e visita médica de rotina.
Muito obrigada Dr. Edson, pelos esclarecimentos de grande importância e serventia, e também pela participação no Endocard News!!!

O Dr.Edson Tanaka faz parte do corpo clínico Endocard. Agendem já sua consulta!

Dr. Edson Tanaka
CRM: nº 139.279
Médico atuante na área de clínica médica, endocrinologia e metabologia.
MBA em Gestão em Saúde pela FGV;
Pós Graduação em Docência em Saúde pela UFRS;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.