ANSIEDADE

Ansiedade | Endocard Medicina Diagnóstica

No Endocard News de hoje, a Dra. Renata de Oliveira Ramos, Generalista e Especialista em Homeopatia na Endocard Medicina Diagnóstica fala sobre sobre a Ansiedade.

Doutora, o que é Ansiedade?

A ansiedade é um estado emocional humano, assim como o amor, o ódio, a raiva, a alegria, a vergonha e a culpa.

Doutora, poderia descrever a ansiedade em seus aspectos emocional e fisiológico?

No aspecto emocional, o indivíduo pode manifestar sensação de medo, sentimento de insegurança, antecipação apreensiva, pensamento catastrófico, aumento do período de vigília ou alerta.

Do ponto de vista fisiológico, a ansiedade é um estado de funcionamento cerebral em que ocorre ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, acarretando sintomas neurovegetativos, tais como insônia, taquicardia, palidez, aumento da perspiração, tensão muscular, tremor, tontura, desordens intestinais, entre outros.

Quando a ansiedade pode ser classificada como doença?

A ansiedade é considerada normal quando consiste numa resposta adaptativa do organismo a alguma situação e passa a ser classificada como doença,quando o sofrimento por ela provocado traz prejuízo à pessoa, trazendo como consequência, comportamentos de fuga e esquiva de situações importantes da vida familiar, social e profissional.

Como é feito o diagnóstico da ansiedade?

O diagnóstico da ansiedade é basicamente clínico e deve ser feito através de uma anamnese (entrevista clínica)detalhada, onde são abordadas diversas questões relacionadas a sintomas físicos, comportamentais e emocionais, complementada por exame físico, podendo também ser indicada, em determinados casos, avaliação através de exames complementares.

Doutora, como se trata a ansiedade?

Há várias modalidades de tratamento para ansiedade,sendo fundamental a atenção às medidas de estilo de vida, como prática regular de atividades físicas, cuidados com alimentação, qualidade do sono, lazer, convívio social e até mesmo práticas de meditação.

A psicoterapia também traz bons resultados e em muitos casos se faz necessário o tratamento medicamentoso com uso de ansiolíticos diversos, inibidores de recaptação de serotonina entre outros fármacos cuja indicação depende da intensidade do quadro e da tolerância do paciente.

A homeopatia também é uma opção terapêutica bastante interessante no tratamento da ansiedade, com excelentes resultados,atuando de forma mais sutil, ativando no indivíduo o sistema de auto-regulação através da administração de substâncias altamente diluídas, o que reduz significativamente a possibilidade de efeitos colaterais, intolerâncias, intoxicação ou dependência.

Muito obrigado Dra. Renata de Oliveira Ramos pela participação no Endocard News!

Dra. Renata de Oliveira Ramos faz parte do corpo clínico Endocard. Agende já sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.