Biomassa de Banana Verde

15036382_1524734614206880_6020284910629059000_nHoje, no Simples&Natural, Biomassa de Banana Verde, fornecida por nossa nutricionista, Dra. Ana Carolina Magalhães do Nascimento, CRN nº 39552.

BIOMASSA DE BANANA VERDE

Doutora, o que é Biomassa de Banana Verde?
A biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes, cozidas. Destaca-se por possuir boas quantidades de um amido resistente, que é uma espécie de fibra, que o aparelho digestivo não consegue digerir. Esta simples preparação é capaz de melhorar a imunidade, o desenvolvimento da microbiota intestinal, a mobilidade intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir a Diabetes Mellitus tipo II, além de evitar o acúmulo de gordura abdominal.

Doutora, quais nutrientes estão presentes na Biomassa de Banana Verde?
Os nutrientes presentes são vitamina A (que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento), vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos), o potássio, o manganês e o fósforo.

Doutora, pode nos descrever mais detalhadamente, os benefícios da ingestão da Biomassa de Banana Verde?
Possuem inúmeros benefícios, tais como: o auxílio na prevenção do diabetes tipo II (pois não permite que o organismo tenha picos de glicose no sangue, fazendo com que a mesma seja liberada lentamente, evitando dessa forma também, os picos de insulina, que se forem constantes, acabam levando alguns órgãos a sua tolerância, sendo preciso cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência à insulina, que se não tratada pode evoluir para a DM II); atua no emagrecimento (já que sua fibra libera lentamente a glicose, fazendo com que o organismo se sinta saciado por mais tempo);melhora a saúde da microbiota intestinal (através do seu amido resistente, que não é digerido, tornando-se alimento para as bactérias benéficas do intestino, existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória, que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência); produz também o butirato (que tem o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado, já que o amido resistente reduz o colesterol na corrente sanguínea); atua também na mobilidade intestinal (pois as fibras não digeríveis da biomassa de banana verde contribuem para a formação do bolo fecal e,assim sendo, há melhora no trânsito intestinal).

Doutora, qual a quantidade e frequência que devemos ingerir a Biomassa de Banana Verde?
Com tantos benefícios citados acima,o consumo da Biomassa de Banana Verde é importante para auxiliar a regularização do nosso organismo, sendo indicado o consumo de apenas duas colheres de sopa ao dia, pois em excesso, pode causar flatulências, soltar o intestino e diminuir a absorção de alguns minerais como cálcio e zinco.

Doutora, como preparamos a Biomassa de Banana Verde?
A mesma pode ser preparada em casa (é necessário que seja feita com banana nanica verde, retirando da penca com cuidado, para que o talo não seja removido). Utilize seis bananas separadas da penca com o talo, lavem-nas em água corrente e com um pouco de sabão neutro para a remoção das sujidades (passando na água corrente até remover todo o sabão), em seguida,as acomode na panela de pressão, colocando água até cobri-las, depois tampe, coloque no fogo e assim que começar a chiar conte 8 minutos e desligue (espere a pressão sair normalmente, sem forçar), abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e vá removendo as polpas de dentro das cascas, colocando-as ainda quentes em um liquidificador ou processador e bata. Após esse processo, é só armazenar na geladeira (por até 7 dias ou no congelador por até 2 meses) e está pronta para o consumo, em sucos e pratos culinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.