APNEIA DO SONO

Apneia do Sono | Endocard News - Endocard Medicina Diagnóstica

 

No ENDOCARD NEWS de hoje o DR. RODRIGO PRESTES DOS REIS, especialista em Otorrinolaringologia, fala sobre Apneia do Sono.

DOUTOR, PORQUE AS PESSOAS RONCAM?

O som ruidoso do ronco está relacionado quando há uma obstrução ao livre acesso do ar, através das passagens localizadas na parte de trás da boca e do nariz. Esta é a área de colapso das vias aéreas, o local onde a língua e a parte superior da garganta encontram o palato mole (céu da boca) e a úvula (campainha).

O ronco ocorre quando estas estruturas batem umas nas outras e vibram durante a respiração. O excesso de tecido, no fundo da garganta, estreita a passagem do ar e contribui para a produção do ronco. Ao menos 45% dos adultos normais roncam ocasionalmente e 25% habitualmente.

O problema do ronco é mais frequente em homens, em pessoas obesas e piora com a idade. Até 70% dos casos de ronco estão relacionados com sobrepeso.

DOUTOR, RONCAR É GRAVE?

Sim, do ponto de vista médico, o ronco perturba o padrão de sono e priva o roncador do descanso adequado, o que pode causar sérios problemas de saúde ao paciente,a longo prazo. Cerca de 5 % dos roncadores apresentam a apneia obstrutiva do sono, caso em que o barulho é interrompido bruscamente, por episódios frequentes de parada respiratória, que duram mais de 10 segundos cada e podem ocorrer mais de cinco vezes por hora.

Estes episódios podem reduzir a saturação de oxigênio no sangue, aumentando o trabalho cardíaco e expondo o paciente a graves riscos cardiológicos e neurológicos, tais como: hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio e derrames cerebrais.

A apneia faz também com que o roncador não tenha um sono reparador, o que causa sonolência diurna e traz uma série de riscos (acidentes no trânsito, por exemplo), além da redução da capacidade de trabalho.

DOUTOR, QUAIS SERIAM OS SINAIS E SINTOMAS MAIS COMUNS DO RONCO E DA APNEIA DO SONO?

Durante a noite seriam: ronco alto, sono agitado, paradas respiratórias, engasgos, acordar para urinar, pesadelos, dentre outros.
Durante o dia seriam:sono não reparador (pessoa acorda com sensação de cansaço), sonolência diurna, dificuldade de concentração, irritabilidade, impotência e diminuição da libido, dor de cabeça matinal, boca seca ao acordar, dentre outros.

DOUTOR, O RONCO E A APNEIA DO SONO TEM CURA?

Pessoas que roncam com facilidade, em qualquer posição, devem procurar um médico. Através de um exame completo do nariz, boca, garganta, palato e pescoço, e com o auxílio de uma polisssonografia, exame que determina a gravidade do ronco e da apneia, o otorrinolaringologista realizará o diagnóstico e indicará o tratamento adequado.

Entre os tratamentos existentes, podemos destacar: orientação clínica geral e dietética; adaptação de aparelhos intra-orais; adaptação de aparelhos de respiração (CPAPs); tratamento cirúrgico através de diversas técnicas, podendo ser utilizado até laser, radiofrequência, etc.

GOSTARIA DE FINALIZAR, DEIXANDO ALGUMAS DICAS PARA O RONCADOR LEVE. MAS, LEMBRE-SE: SE VOCÊ RONCA COM FREQUÊNCIA E EM QUALQUER POSIÇÃO, PROCURE UM MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA!

DICAS:

– Perder peso, adotando estilo de vida atlético e hábitos alimentares saudáveis;
– Evitar ingerir tranquilizantes, soníferos, ou anti-histamínicos antes de dormir;
– Evitar álcool pelo menos 04 horas e lanches ou refeições pesadas, pelo menos 03 horas antes de dormir;
– Manter sono regular;
-Dormir de lado ao invés de dorso;
-Manter cabeceira da cama, 10 cm elevada.

LEMBRE-SE, RONCO SIGNIFICA OBSTRUÇÃO RESPIRATÓRIA E A OBSTRUÇÃO PODE SER GRAVE. RONCAR NÃO É ENGRAÇADO E TEM CURA!!!

Muito obrigado Dr. RODRIGO, pelos esclarecimentos de grande importância e serventia, e também pela participação no Endocard News!!!

Dr. Rodrigo Prestes dos Reis, faz parte do corpo clínico da Endocard Medicina Diagnóstica. Agendem já sua consulta!

Porque saúde é assunto nosso!
Dr. Rodrigo Prestes dos Reis
Especialista em Otorrinolaringologia
CRM nº 116913

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.