ANEMIA FERROPRIVA

195x234Dra. Camila Renata Marcondes Miranda
Especialista em Hematologia
CRM nº 129.641

A HEMATOLOGIA é o ramo da medicina que estuda as células sanguíneas e os distúrbios relacionados a elas, como anemias em geral, leucemias, distúrbios da coagulação, linfomas, dentre outros. A anemia mais prevalente em todo o mundo, inclusive no Brasil, é a por deficiência de ferro, denominada ferropriva.

Doutora, o que seria ANEMIA FERROPRIVA?
É um tipo de anemia, em que há um déficit de ferro para o organismo, seja por diminuição da ingesta, seja pela alteração de absorção ou aumento das perdas, que podem culminar em queixas inespecíficas, como cansaço, fraqueza, palidez, queda de cabelos, unhas quebradiças, desânimo e palpitações. Muitas vezes, o quadro pode ser confundido com quadros depressivos.

Como é feito o diagnóstico Doutora?
O diagnóstico é razoavelmente simples, onde o hematologista solicita exames de sangue específicos para definir as alterações no perfil de ferro. Entretanto, não basta sabermos que a deficiência de ferro existe, é necessário definirmos as causas para indicarmos o tratamento mais adequado e orientarmos medidas preventivas.

Quais são os aliados que ajudam a combater esta ANEMIA?
Um dos aliados é a ingesta de alguns alimentos que tem a capacidade de melhorar o aporte de ferro, tais como: alimentos verdes escuros (couve, agrião, salsa); carnes vermelhas em geral (principalmente fígado); peixes e também, misturar no mesmo preparo, verduras e frutas (principalmente as que contém vitamina C), como em sucos a serem consumidos diariamente.
Muito obrigada Dra. Camila pela participação no Endocard News!!!

Dra. Camila faz parte do corpo clínico Endocard. Agende já sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.