Castanha do Pará

15268005_1542684262411915_3373877457623567029_nHoje, no Simples&Natural, tudo sobre Castanha do Pará, fornecida por nossa nutricionista, Dra. Ana Carolina Magalhães do Nascimento, CRN nº 39552.

CASTANHA DO PARÁ

O que é Castanha do Pará e qual sua composição? A Castanha do Pará é um alimento funcional?
É o fruto de uma castanheira, típica da floresta Amazônica. Conhecida também como castanha do Brasil, possui inúmeros nutrientes e é rica em gorduras boas, vitaminas e minerais. Também é classificada como um alimento funcional, pois além de nutrir, promove benefícios à saúde. Os nutrientes encontrados em sua composição são ácidos graxos insaturados (ômega 3 e 9), vitaminas E e B, proteínas, fibras, cálcio, fósforo, zinco, magnésio e selênio.

Quais os benefícios do consumo da Castanha do Pará?
São diversos os benefícios do consumo dessa castanha, porque atua em várias áreas do nosso organismo, devido à ação de seus nutrientes. Doenças Cardiovasculares: seu consumo regular auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, pois os ácidos graxos insaturados, vitamina E, e selênio, presentes em sua composição ajudam na redução da pressão arterial, na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis colesterol bom (HDL). Doenças Cerebrais Degenerativas: esses mesmos nutrientes protegem os neurônios das ações negativas dos radicais livres, prevenindo as doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla, e ainda auxiliam na memória, raciocínio, humor e depressão. Sistema Imunológico e Tireoide: o Zinco tem papel importante na produção de glóbulos brancos, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e o selênio também atua na formação dos hormônios da tireoide, melhorando consequentemente o desempenho da glândula. Câncer: além disso, essa oleaginosa auxilia na prevenção do câncer, sendo um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres e ajudando a prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de pulmão e auxilia na Perda de Peso, pois ela é rica em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino e aumentando a sensação de saciedade.

Qual quantidade recomendada de consumo da Castanha do Pará?
Para atingir a recomendação diária de selênio, que é o principal mineral desta castanha e um poderoso antioxidante é necessário consumir 3 castanhas por dia. Mas é bom não exagerar. Uma castanha tem em média 28 calorias. Pode ser consumida nos pequenos lanches, entre as principais refeições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.