Especialidades

Especialidades Endocard

Cardiologia

A cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Clínica Geral

Denominação pela qual é habitualmente conhecido o médico especialista em medicina geral e familiar, atua principalmente nos cuidados de saúde primários.

Cirurgia Geral

A Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Cirurgia do Aparelho Digestivo

A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que cuida do sistema digestivo, o que inclui esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos além do cólon, reto e ânus. Além disso, realiza procedimentos cirúrgicos de, por exemplo, hérnias, retirada da vesícula ou tumores malignos.

Coloproctologia

A Coloproctologia ou Proctologia é a especialidade médica que trata de doenças do intestino, do reto e do ânus, como hemorroidas, fístulas, fissuras, abscessos anais, prolapso intestinal, diverticulite, doenças inflamatórias intestinais, colites, pólipos intestinais, tumores de intestino, reto e ânus.

Dermatologia

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano, a pele.

Dermatologia Pediátrica

Dermatologia pediátrica é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano, a pele, porém especializada no atendimento infantil.

Endocrinologia & Metabologia

A endocrinologia é a especialidade médica que trata os problemas hormonais e reestabelece o equilíbrio do sistema endócrino. A investigação clínica permite desenvolver melhores formas de diagnosticar e tratar doenças como: diabetes, alterações da tireoide, do metabolismo, menopausa, osteoporose, baixa estatura/alterações do crescimento, dentre outros distúrbios hormonais.

Endocrinologia Pediátrica

A endocrinologia pediátrica é a especialidade que requer a interação de conhecimentos pediátricos e
endocrinológicos para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais em crianças, entre outras alterações.

Gastroenterologia

Gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.

Geriatria

Medicina geriátrica ou geriatria é o ramo da medicina que foca no estudo, na prevenção e no tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve ser distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.

Ginecologia e Obstetrícia

ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida. Tem um papel importantíssimo tanto na prevenção, quanto no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos. Isso inclui vulva e vagina, colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas.
obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.

Hematologia

A Hematologia estuda, principalmente, os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos. Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas.

Nefrologia

A Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Neurologia

O Neurologista é o médico que cuida das desordens do Sistema Nervoso, que é responsável por todas as nossas atividades corporais.

Nutrição

Atua na área de alimentação e nutrição, sendo fundamental para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos.

Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas, envolvendo o seu campo de atuação, doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.

Pneumologia

Pneumologia é a especialidade médica é responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. O profissional habilitado para atuar nessa especialidade é denominado pneumologista. Entre as doenças sob enfoque da pneumologia encontram-se Apneia Obstrutiva do Sono, Asma, Bronquite, COVID, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Pneumonias em suas variadas etiologias, Deficiência de Alfa-1-antitripsina (DAAT), Fibrose Cística, Tuberculose, Micoses Pulmonares, Doenças Pulmonares Intersticiais, Transtornos Vasculares dos Pulmões, Doenças autoimunes com comprometimento pulmonar e as Pneumoconioses.

Psicologia

A psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. O objetivo da psicologia é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e doenças mentais.
Ela procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Para isso, o psicólogo (profissional da psicologia) utiliza de métodos capazes de analisar os fenômenos comportamentais e psíquicos dos pacientes.

Psiquiatria

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.